MTC

A Medicina Tradicional Chinesa - MTC, é o conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina.

A MTC se estrutura em uma filosófia que inclui entre seus princípios o estudo da relação entre o yin e yang, observação da natureza, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

Tem como base que o bom funcionamento do organismo depende de uma saudável relação destes elementos e uma boa circulação da energia vital, o Qi. Tanto o tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde se baseiam na harmonização e equilíbrio do Qi.

A MTC é dividida em 5 especialidades principais que promovem o equilíbrio do Qi e melhoram a sua circulação pelos meridianos:

Acupuntura: Tratamento através das agulhas inseridas nos pontos dos meridianos.
Massoterapia: A principal é o Tui Na, técnica utilizada nos hospitais da China, que também se vale de manipulações da coluna.
Fitoterapia: Tratamento com plantas medicinais de forte efeito.
Exercícios: exercícios terapêuticos chineses como o Qi Gong, Tai Chi Chuan e Lian Gong.
Dietoterapia: Especialidade que trata os desequilíbrios através dos alimentos.

O objetivo destas especialidades não é apenas tratar as doenças mas principalmente prevenir e promover a saúde. Como disse o Imperador Amarelo: “ esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário